5 dicas para você aumentar o engajamento on-line

Para medir a eficácia de uma empresa presente nas mídias on-line, o engajamento é um dos principais parâmetros a se acompanhar. Mas o que nem todo mundo sabe (ou nem sempre leva em consideração) é que o engajamento vai muito além do número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

O engajamento é o início do seu relacionamento com o seu público, portanto toda forma de interação é importante, sejam as famosas curtidas e compartilhamentos, assinatura de feed de notícias ou newsletters, download de um arquivo, preenchimento de formulários, etc.

Para melhorar o seu engajamento nas redes sociais, fique atento a algumas dicas simples de seguir!

encontre o seu tom e seja consistente

Conheça o seu público e descubra qual é a melhor forma de se comunicar com ele. Aposte em uma linguagem com a qual o seu público se identifique. Uma vez que você descobriu qual é o tom da conversa entre sua empresa e seu público, mantenha uma coerência entre o que você faz on-line e off-line. A consistência na sua linguagem faz parte da construção da imagem da sua marca.

Facilite a interação

Se você quer que alguém assine seu conteúdo ou deixe um comentário em seu site, evite criar etapas desnecessárias. Deixe que apenas informações básicas sejam de preenchimento obrigatório (nome, email e mensagem por exemplo). Informações complementares podem ser de preenchimento opcional. Não obrigue o seu usuário a passar por muitas etapas antes de uma interação pois existem grandes chances que ele deixe o seu site ou rede social antes que ele consiga interagir.

Facilite a navegação. Lembre-se que uma importante parcela (provavelmente a maior parte) dos seus acessos serão gerados através de smartphones, portante um site responsivo é fundamental! O usuário precisa acessar um conteúdo que seja otimizado para o dispositivo em que ele está acessando, seja um celular, tablet, notebook ou computador.

Produza conteúdo relevante

É essencial que o conteúdo disponibilizado tenha alguma relevância para o seu público. Seu visitante não irá interagir com a sua marca se não se deparar com um conteúdo estimulante. Desenvolva seu material (seja ele um vídeo, ebook, post, infográfico, etc.) mantendo em mente a sua persona ideal, aquela que você busca atingir. Foque nos desafios, interesses, dúvidas e problemas do seu público e ofereça uma solução.

Diga o que você espera que seu usuário faça

Uma importante ferramenta é o Call-To-Action (CTA ou Chamada Para Ação). O CTA facilita que seu usuário encontre a melhor forma de interagir com sua publicação. Um botão simples e atrativo para baixar um conteúdo ou um convite ao final de um texto para que ele deixe um comentário são duas das formas mais comuns de implantar um CTA. Isso fará com que o visitante interessado não encontre dificuldades para engajar.

Dê atenção para as métricas realmente importantes

Não se preocupe com métricas que não afetam o seu objetivo principal. Entenda quais formas de engajamento irão converter melhor para o seu negócio e te ajudar em seu objetivo e ignore aquelas que são pouco relevantes.

Não existe fórmula mágica ou caminho das pedras. O importante é fazer testes e comparar resultados!

Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência, aproveite para deixar um comentário no campo abaixo!

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